Acorda pra Web!

Tecnologia que vai mudar nossas vidas, depois do café.

800×600 ou 1024×768? Novos dados Importantes!

A dúvida é comum, respostas conclusivas existem poucas. Quando criar um layout, você deve usar 800×600 ou 1024×768 como resolução?

Qual resolução de tela utilizar?Todo mundo começa a argumentar usando estatísticas de uso de resoluções. É comum falar que “a maioria das pessoas usa 1024×768″. Existem alguns fatores além desse.

Recentemente o Roger Johansson fez uma pesquisa sobre quem maximiza a tela dos navegadores. O resultado da pesquisa mostra que no geral apenas 50% dos usuários maximiza a tela, o que coloca mais um elemento na hora de considerar nossos layouts.

A pesquisa vai adiante, ela retrata exatamente o comportamento dos usuários de cada resolução.

A resolução mais utilizada segundo a pesquisa é a de 1280×1024, um dado completamente novo para nós. E dos 617 usuários dessa resolução (dos 1070 participantes) apenas 61% deles utilizava a tela do navegador maximizada.

Na resolução de 1024×768 73% dos usuários usam a tela maximizada.

Isso é muito importante porque sempre consideramos o tamanho da tela mas raramente o comportamento do usuário. Um site fixo em uma largura para 1024 nem sempre é ideal para quem usa a resolução de 1024 de largura, porque nem sempre a pessoa usa o navegador maximizado.

Eu não recomendo layouts fixos, os líquidos e elásticos não tem esse problema das resoluções, mas se for usar um fixo a alternativa mais acessível segundo os dados da pesquisa é 800×600.

7 Respostas para “800×600 ou 1024×768? Novos dados Importantes!”

  1. Linke diz:

    Mas qual será o motivo dos usuários não usarem tela maximizada???

    Nunca vi isso para falar a verdade…todos que eu vejo usam a tela maximizada…

  2. Eloy diz:

    Antigamente, quando eu ainda usava IE, eu costumava navegar com tela não maximizada, era mais fácil, já que eu sempre avegava em várias páginas ao mesmo tempo e estava sempre usando o famoso “shift+click”, então era perda de tempo ficar maximizando cada janela se eu iria fechar depois de 5 segundos. E, como a maioria dos usuários ainda usa IE6, acho q sofrem do mesmo problema
    Agora, com a navegação por abas, espero que essa história acabe.
    “A navegação por abas salvou minha vida,
    Chega de janelas pequenas onde não enxergo nada”!
    hehehe

  3. Camilo diz:

    Nunca vi ninguém que não estivesse com a janela maximizada (ou perto disso).

    E sobre o IE 6…o usuário comum não sabe dar ’shift+click’

  4. Aguinelo Pedroso diz:

    Essa é uma discussão que ainda vai dar muito o que falar, por vários motivos:

    No Brasil são extremamente raras as pessoas que utilizam 1280×1024.

    Quem usa 1280×1024 nem precisa maximizar a tela para visualizar os sites brasileiros, levando em consideração que a esmagadora maioria é desenvolvido para 800×600.

    A massa corporativa já adotou a resolução mínima 1024×768, porém a maioria dos usuários domésticos que acham que PC não é um bom investimento continua em 800×600

    Esses são fatores que devemos levar em consideração, precisamos ver qual o foco do site que estamos construindo e projetá-lo de acordo com a realidade adequada.

  5. Alexandre diz:

    @Linke, Camilo: O motivo eu realmente não sei, mas eu trabalhei mais de um ano em uma lanhouse e tenho comprovação empírica de que os usuários realmente não maximizam.

    @Eloy: Concordo com você em relação às abas.

    @Aguinelo: Acho que a melhor alternativa pra acabar com a discussão é fazer sites que se ajustam automaticamente (líquidos ou elásticos).

    Obrigado a todos pelos comentários :)

  6. Leandro diz:

    Realmente a maioria não maximiza o navegador. Algumas pessoas envolvidas com internet acham que todos fazem uso como eles ou de seus colegas. Não, a maioria usa a tela não maximizada mesmo. E estamos falando da grande massa, de usuários, pessoas leigas, outras com conhecimento medio, ou seja, os internautas. E como o trabalho é feio para eles, por que não considerar isso?

  7. Leandro diz:

    Sobre o motivo: alguns não sabem, outros não se dão conta… As vezes digo para alguém: maximiza a janela. A maioria vai lá e maximiza mas faz uma cara de “pra que?”, outros não sabem nem o que é isso e tenho que mostrar, mas também mostram indiferença quanto ao resultado. De todos que falei pra maximizar, não me lembro de nenhum ter dito algo como: “é mesmo…”, “nossa, que bom”, ou algo parecido.

Deixar um Comentário

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>