Parei de usar MySQL
A maioria dos bancos de dados hoje em dia roda no sistema cliente/servidor. Isso significa que o banco de dados fica como um serviço e toda vez que a aplicação necessita de dados, ela conecta com esse serviço e pega as informações. Isso também significa que você tem que instalar o Gerenciador, configurar conexões, hostnames, portas e tudo mais. Quem já instalou PHP+MySQL pessoalmente sabe que é um saco, mesmo que já tenha decorado tudo.
O SQLite tem uma abordagem diferente: você não precisa instalá-lo, não precisa configurá-lo. Ele é uma biblioteca em C que gerencia bancos de dados direto no sistema de arquivos. Todo seu banco de dados fica em um arquivo e essa pequena biblioteca controla o arquivo. Configuração Zero.
Além dessas pequenas vantagens, o SQLite é de duas a três vezes mais rápido que o MySQL em consultas normais e pode chegar a ser até 60 vezes mais rápido que qualquer gerenciador de bancos de dados.
Existe uma única desvantagem no SQLite: ele tem limitações na hora de incluir dados. Por usar o sistema de arquivos, a fim de manter a integridade do banco, sempre que algo for adicionado ao banco de dados o SQLite trava o arquivo para que não seja corrompido. Cada inserção no banco de dados demanda tempo mínimo, cerca de 0,010 segundos, o que fica praticamente imperceptível para sites pequenos e médios. O problema é com sites com mais de 500 inserções únicas de caminhos diferentes por segundo. Bom, o problema nem é tão grande, afinal 99% dos sites não chega a ter esse grande volume de inserções.
Que tal começar a usar SQLite?


2/4/2007 às 1:23 pm
O fato do meu banco inteiro ficar em um arquivo não gera insegurança para os dados nele não? vou testar lá em casa qualquer dia e ver no que dá
2/4/2007 às 9:24 pm
Na maioria dos servidores, você pode restringir que usuários normais acessem pastas que o script pode acessar. Basta guardar o arquivo do Banco nesse diretório.
Em servidores Windows dá pra fazer isso inclusive pelas permissões do diretório clicando na aba “Segurança” das propriedades do mesmo.
No Apache eu costumo usar um arquivo .htaccess para restringir o acesso direto ao mesmo.
Um exemplo de grande aplicação que usa o SQLite é o tracker do Mininova, um dos maiores servidores de Bittorrent do mundo.
3/4/2007 às 5:01 am
Umm, interessante. Compensa testar.
To lendo os docs pra ver comé que usa isso com PHP.
Será que suporta SELECTS complexos com vários joins, etc?
3/4/2007 às 10:57 am
Suporta sim. SQLITE suporta uma boa parte da especificação SQL de 92, e a documentação é excelente.
4/4/2007 às 11:05 am
Já conhecia o SQLite, mas nunca tive saco para estudar. Mas depois de ler este artigo vou ter que experimentar
4/4/2007 às 11:48 am
Curiosoooooooooooo
hummmmmmmmm hummmmmmmmmmmmmmmmmmmm
27/4/2007 às 12:08 am
[...] O MySQL está gordo demais pra um site pequeno e simples e novas soluções estão surgindo, como o SQLite, muito mais próximo da nossa [...]
31/7/2007 às 11:12 am
Alguém poderia me fornecer uma consultoria em SQlite?
31/7/2007 às 11:13 am
Alguém poderia me fornecer consultoria em SQlite?
7/11/2007 às 3:25 pm
Vou usar esse tal de SQlite, vamos ver o que acontece…
obrigado pela dica…
3/12/2007 às 2:24 am
[...] Cube, meu próprio framework, haverá um sistema similar ao ARC desenvolvido totalmente em PHP5 e SQLite, um banco de dados que é um [...]